terça-feira, 20 de maio de 2014

Mercado de produtos naturais movimenta US$ 36,4 bilhões no Brasil

Taxa de crescimento acumulada dos últimos anos é de 83%


O mercado de produtos naturais, que envolve alimentos e bebidas orgânicos, funcionais, naturalmente saudáveis, livres de substâncias consideradas “menos saudáveis” à saúde (gordura, açúcar, sal, carboidratos) e de outras que podem apresentar intolerância (glúten e lactose), movimentou cerca de US$ 36,4 bilhões em 2013 no Brasil. A avaliação consta de um levantamento do instituto de pesquisa de mercado internacional Euromonitor.

O crescimento nos últimos cinco anos chegou a 83%, confirmando o cenário de formado pelo grande número de pessoas que adere a uma alimentação e estilo de vida mais voltados ao bem-estar e à ética alimentar. Segundo pesquisa IBOPE feita em 2010, o Brasil conta com pouco mais de 15 milhões de vegetarianos - pessoas que não se alimentam de carne, mas que podem, ou não, consumir outros produtos de origem animal -, o que representa 8% da população.

Alimentos funcionais
Em reportagem reproduzida pela ABIAD - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, só o mercado de alimentos funcionais no Brasil fatura, em média, R$ 10 bilhões ao ano. Em âmbito mundial, o segmento deverá ter um crescimento de 38% até 2017, com valores que baterão a casa dos US$ 207 bilhões. Em 2011, foi de cerca de US$ 150 bilhões.

Spas
Há cerca de mil estabelecimentos considerados como spas no Brasil, agrupados em três categorias: Spas Destino, Spas Resort/Hotel e Spas Urbanos (ou Day Spas). Segundo a ABC SPAS, de todas as empresas que compõem o setor, 88% delas faturam, em média, até R$ 40 mil por mês. Ao todo, calcula-se que o segmento movimente diretamente R$ 370 milhões por ano. O crescimento médio registrado é de 15%.
Fonte: Assessoria de Imprensa NATURALTECH 2014



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