quinta-feira, 17 de julho de 2014

Unimed Federação tem suporte estratégico

Instituição conta com área exclusiva que oferece dados essenciais para subsidiar decisões da diretoria e gestores
Redação 
Diário do Comércio

Em meio a uma imensidão de dados, muitas vezes é difícil encontrar a informação adequada para nortear a tomada de decisão dentro de uma empresa ou cooperativa. Saber quais são as principais informações em meio a tabelas e gráficos muitas vezes pode parecer uma missão impossível para leigos no assunto. Com a missão de oferecer suporte estratégico, a área de Planejamento e Informação da Unimed Federação Minas atende não só à própria instituição, como também à Unimed Aeromédica e às 61 cooperativas médicas Unimed de Minas Gerais.

Para isso, ela conta com um time de profissionais multidisciplinar e capacitados para responder às mais diversas demandas. "Para nós, esta área oferece dados importantes que irão subsidiar as decisões da diretoria e dos gestores, pois coleta informações e transforma os dados econômicos e financeiros em indicadores. Além disso, serve como ponto de apoio para as cooperativas médicas do Sistema Unimed mineiro, ao acompanhar e avaliar as informações relacionadas ao desenvolvimento do negócio", explica o presidente executivo da Unimed Federação Minas, Marcelo Mergh Monteiro.

O gestor de Planejamento e Informação da Federação, Adriano Alberto Silva, explica que a área presta subsídio de informação por meio de pesquisas de mercado, análises estatísticas, estudos atuariais e sistemas de informação de negócios. "Atualmente, cerca de 90% das singulares de Minas Gerais são de pequeno e médio porte. Temos que ter uma estrutura que dê suporte estratégico a elas", afirma. A equipe é formada por nove pessoas, divididas em núcleos: atuarial, regulatório, Business Inteligence (BI) e banco de dados, estatística e planejamento.

Silva esclarece que o núcleo atuarial trabalha questões ligadas à precificação e risco; o regulatório trata das questões legais que regem o setor; os núcleos de BI e banco de dados e de estatística dão suporte a todos os outros núcleos com informações de mercado, da instituição e das cooperativas médicas. Já a área de planejamento acompanha a execução do que foi planejado pela Unimed Federação Minas, através de uma ferramenta chamada Sistema de Gerenciamento pelas Diretrizes (SGD). A multidisciplinaridade da equipe é um dos fatores destacados por Silva como essenciais para a construção de uma inteligência de melhor qualidade.

Visualização - Ludmila Ingrid D"Michele do Carmo, coordenadora de Planejamento e Informação da Unimed Federação Minas, destaca a preocupação da área em ajudar seus "clientes" na visualização das informações estratégicas. Vale lembrar que os dados econômicos e financeiros das operadoras de planos de saúde são públicos e disponíveis na página da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). "Todos tinham esses dados, mas o volume de informação é enorme e as coisas eram muito soltas. Nós criamos um Sistema de Inteligência de Negócios para que esses dados fossem transformados em informação e para que as Unimeds mineiras conseguissem visualizar melhor esta informação através de indicadores", diz.

Ludmila do Carmo explica que a ferramenta é intuitiva, mostrando visualmente quando um indicador está ou não dentro dos parâmetros estabelecidos pela ANS ou Unimed do Brasil. "Os indicadores que cumprem os requisitos aparecerão em verde e os que não cumprem, em vermelho. Tudo isto para permitir uma informação imediata do que se encontra em risco". Ela ainda ressalta que, de posse das informações, os gestores e dirigentes da federação e das cooperativas conseguem prever riscos e antecipar ações para preveni-los.

Silva destaca que essa mesma ferramenta ainda auxilia as Unimeds a preencher o Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde (Diops/ANS), que devem ser entregues trimestralmente à agência. "Eles podem postar o documento via web no Sistema de Inteligência da federação e posteriormente analisar os indicadores e verificar se algum dado está errado ou ficou em branco antes de enviar em definitivo para a agência. Isso minimiza o risco", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário