terça-feira, 13 de maio de 2014

Empresas na era da impaciência

Consumidores nervosos, fabricantes neuróticosCarlos Plácido Teixeira
Colunista - Radar do Futuro/Diário do Comércio

Nos próximos anos, as indústrias serão afetadas pela era da impaciência, que deixa consumidores nervosos e fabricantes neuróticos. As corporações não serão capazes de escapar aos efeitos das pressões crescentes por inovação do sistema produtivo. Nascidos no ambiente da internet, os impacientes são os representantes de grupos que, hoje, protestam, reivindicam e afetam companhias, profissões, consumidores e a sociedade. Estão em diferentes espaços. Seja entre os que recorrem às mídias sociais para reclamar de produtos e serviços mal executados ou, até mesmo, gente que defende mudanças radicais na sociedade. Todos querem tudo para hoje, de preferência.

Os impacientes, incluem executivos das novas gerações. Eles tendem a cobrar mais eficiência e urgência das empresas para impedir os erros e desperdícios, como os que ocorrem na indústria de software. “Aproximadamente, apenas um terço dos projetos de softwares no mundo são bem sucedidos”, revela Márcio Sete, diretor de Negócios da Especificações.com. O dado, assustador, é do estudo intitulado “The Chaos Manifesto”, elaborado pelo Standish Group, que mede, ano a ano, os resultados da indústria de software desde 2004. Os critérios para que os projetos sejam considerados bem sucedidos incluem a conclusão dentro do prazo, do custo e com o escopo previsto. Mas não levam em conta, a satisfação dos usuários que utilizam os sistemas desenvolvidos.

Problemas no desenvolvimento de sistemas informatizados e especializados causam prejuízos em todas as direções. Tanto as instituições públicas quanto as privadas registram casos semelhantes ao de um órgão público mineiro. Dois anos foram gastos em contratação de consultores, reuniões, impressão de calhamaços de papeis, viagens e mobilização de pessoas. Tudo, inclusive a destinação de recursos financeiros, na tentativa de desenvolver e implantar um software de gestão de trabalhadores, contratados por concursos. Após todo o desgaste, e apesar das somas investidas, o projeto foi abandonado, por conta do excesso de requisitos e exigências específicas que não foram resolvidos. Os gestores da instituição tiveram de buscar alternativas

Mudanças - “Em outros tempos, um erro de estratégia e operação poderia demorar décadas até refletir nos números das organizações”, assinala Márcio Sete, da Especificações.com, empresa, criada em 2011, que cresce com rapidez ao explorar o nicho da implantação de métodos que ajudam as organizações a produzir softwares de forma eficiente. A empresa utiliza uma técnica chamada de gestão do ciclo de vida de aplicações, ALM, da sigla em inglês. Na prática, a empresa visa benefícios com o aumento do rigor dos compradores corporativos e do mercado mercado de consumo.

Tanto para as aplicações internas das organizações, quanto para sistemas utilizados pelos usuários de equipamentos móveis, a agilidade e qualidade pressionam os desenvolvedores. Os desenvolvedores de sistemas responsáveis pelo movimento das tecnologias estão submetidos às mesmas demandas urgentes. “A pressão pela entrega dos sistemas tem crescido muito com a consumerização, a proliferação de equipamentos nas mãos desses públicos, que passaram a estar conectados 24 horas por dia”.

Na atual era, marcada pela impaciência e pela urgência, a agilidade é palavra de ordem. Não só os fornecedores de software estarão sob pressão crescente, graças à impaciência com o erro e com a lentidão de processos. Nas indústrias, novos produtos são lançados e ocupam espaços em questão de pouco tempo, por conta da demanda por inovação. No comércio, consumidores escolhem seus fornecedores de alimentos e de produtos da lista de supermercados sob o critério da conveniência, com a rapidez entre os principais quesitos.

A geração dos novos profissionais com 20 a 35 anos, os nascidos, portanto, a partir de 1980, não terá a mesma paciência para encarar os erros e adiamentos de projetos. Segundo Márcio Sete, os CIOs, executivos líderes das áreas de tecnologia, têm sido cada vez mais pressionados a reduzirem custos e aumentar a velocidade de entrega de seus sistemas”.

INDICADORES
Efeitos da impaciência na indústria de software

ACONTECIMENTOS
Consumidores mais impacientes: refletem acesso a mais informações, queda da qualidade de vida, insatisfação com a qualidade de serviços públicos
Consumerização: expansão da base de usuários de equipamentos móveis
Aumento das pressões por agilidade e eficiência
Aceleração da colocação de produtos no mercado

TENDÊNCIAS
Pressões crescentes sobre a TI para redução de custos
Concorrência baseada em entrega ágl
Expansão da base de concorrentes
Novas ferramentas, práticas e recursos de produção de softwares

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