quarta-feira, 28 de maio de 2014

Embrapa integra conhecimentos estratégicos

Monitoramento do ambiente de negócios fortalece a agricultura nacional

Redação
ComInteligência/Radar do Futuro

Exposta a uma concorrêcia crescente e à responsabilidade de manter o Brasil na frente da corrida pelo abastecimento de produtos alimentícios e commodities para o mundo, a Embrapa fortaleceu sua visão estratégica ao implantar o Sistema Agropensa, o Sistema de Inteligência Estratégica da empresa. Especialistas de várias áreas estão envolvidos hoje na plataforma dedicada a interagir com atores e agentes internos e externos à Embrapa para produzir e difundir conhecimentos estratégicos ao desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira, por meio da coleta, organização e análise de informações relevantes.

A criação do Sistema Agropensa é parte da estratégia da Embrapa para responder aos grandes desafios da agropecuária nas próximas décadas. A plataforma auxilia no delineamento de cenários prospectivos e na identificação de tendências do setor agropecuário. O conhecimento gerado contribuirá para orientar a decisão e o planejamento da Empresa, para quem a visão estratégica é fundamental para nortear o seu processo de produção.

O mercado nacional reconhece que, hoje, a Embrapa tem sido um exemplo no uso dos conceitos de planejamento estratégico. O desafio atual é trazer o conceito de inteligência estratégica, para que a Empresa se prepare para ter agendas cada vez mais conectadas com a realidade do presente e com os desafios do futuro.

O sistema Agropensa se dedica a buscar informações, a estabelecer relações com as redes de inteligência e de pensamento estratégico no Brasil e no mundo e também a criar bases de dados e informações que permitam revisar a agenda de prioridades da Embrapa de forma sistemática, para que a Empresa tenha um embasamento sólido nos momentos de tomada de decisão.

As informações geradas pelo sistema fornem direção segura para a decisão dos líderes da Empresa e de instituições parceiras sobre assuntos estratégicos no cenário agropecuário – por isso, a escolha da bússola como símbolo, já que esse é um instrumento capaz de orientar e direcionar.

A plataforma terá a missão de gerar informações qualificadas sobre, por exemplo, as principais tendências tecnológicas da agropecuária, as experiências que podem colaborar com a competitividade e a sustentabilidade do setor e sobre como o trabalho da Embrapa pode impactar o mundo.

A grande força da plataforma é o trabalho em rede que será desenvolvido com as Unidades da Embrapa e parceiros para produção e difusão de conhecimentos.

Entre as primeiras atividades do Agropensa, os responsáveis pela iniciativa se envolveram no desafio de  liderar a elaboração de um estudo com foco na visão tecnológica da agricultura brasileira para o futuro. Colaboradores das diferentes Unidades da Empresa se engajaram na análise dos principais estudos mundiais de prospecção de inovação na agricultura e, a partir daí, oferecem contribuições para a agenda de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) quanto ao desenvolvimento de conhecimento de vanguarda capaz de aumentar a competitividade e a sustentabilidade brasileira no setor agropecuário.




Fonte: Secretaria de Comunicação – Secom
Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário