terça-feira, 15 de abril de 2014

OMC sobe previsões de crescimento do comércio mundial

A Organização Mundial do Comércio (OMC) subiu as previsões de crescimento do comércio global para este ano e espera uma consolidação em 2015.
OMC considera que a retoma das grandes economias vai compensar os riscos dos países emergentes. Mas é a Ásia que continua a sustentar o crescimento das trocas comerciais, com exportações e importações que deverão crescer 6,9% e 6,4%, respetivamente.
O comércio planetário deverá aumentar 4,7% este ano, mais do dobro do ano passado e duas décimas acima da estimativa de setembro. Para 2015 prevê-se 5,3%, ou seja, o regresso ao crescimento médio dos últimos 20 anos.
Roberto Azevedo, diretor geral da OMC, considera o crescimento deste ano “modesto”, devido à frágil e lenta retoma na Europa. E acrescenta: “O regresso a um crescimento positivo das trocas comerciais na União Europeia é uma contribuição importante para o crescimento do comércio mundial, já que a UE representa dois terços do comércio mundial. Por isso, vamos seguir atentamente o desempenho da UE, para ver se a retoma é dececionante”.
OMC recorda que a desvalorização das divisas dos países emergentes, devido à política monetária dos Estados Unidos, pode impulsionar as exportações dos países desenvolvidos.
A instituição segue com atenção os acontecimentos na Ucrânia, pois poderá ter um impacto na retoma económica da zona euro e avisa que poderá baixar as suas previsões em caso de nova crise.
Copyright © 2014 euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário